Guia para comprar sua TV

Está cada vez mais difícil comprar sua TV. São tantas funções e recursos que deixam qualquer um baratinado! Por isso bolamos uma sequência com todo o conteúdo que você precisa saber para comprar a TV certa para você.

Comece pelo tamanho da TV

O primeiro detalhe que você precisa se atentar é o tamanho da TV. Esqueça esse papo de vendedor de que “maior é melhor”. Eu já vi muita foto de TV de 55″ que mal cabe na parede. TV que não cabe na estante. E mesmo de TV que está tão próxima do sofá que todo o conteúdo aparece pixelizado! TV não é imax e você precisa de um mínimo de conforto para garantir a melhor experiência ao ver TV.

O tamanho correto da tela então depende do espaço que você tem e da distância que você vai assistir. De modo geral, TVs com resolução HD precisam de 18″ a cada 1m de distância. TVs FullHD precisam de pelo menos 21″ e TVs com UHD você pode realmente ficar muito perto da tela que ela vai manter a resolução.

Montamos então esse guia simples para dois tipos de ambientes. Um pequeno com 2 m de distância entre a pessoa e a TV e outro médio com 3m de distância. A partir dessa distância, o tamanho da TV não é mais tão importante em relação à distância, mas sim ao espaço disponível.

Distância da TV Tamanho da tela
2m HD 36″
Full HD 42″
3m HD 49″
Full HD 59″
UHD 4K 89″

Pense bem qual o uso da TV

Guia para comprar sua TV

Compre sua TV pensando nos usos que você faz. Você só assiste TV aberta e a cabo? Então pode optar por uma TV convencial com resolução HD. Você gosta de ver filmes em streaming ou costuma jogar games avançados? Nesse caso busque uma Smart UHD 4k.

Montamos uma tabela com as funções básicas para cada uso, assim fica mais fácil você comprar sua TV.

Uso Tipo Resolução
Novelas, Futebol, TV a Cabo Convencional HD
Bluray Convencional Full HD
Séries e Filmes Smart Full HD
Filmes e Games Smart UHD 4K

Além disso há usos mais específicos. Por exemplo, o dono de um restaurante pode optar por uma TV para transmitir jogos de futebol na Copa do Mundo. Ou então você precisa de uma TV com acesso controlado, com tela de boas vindas ou algo do tipo. Nesse caso você deve buscar alguma com Modo Hotel.

O impacto da resolução no uso não pode ser minimizado. Uma TV HD, por exemplo, irá reduzir muito a qualidade de um game em UHD 4K, estragando a experiência do jogo. Ao mesmo tempo que uma TV HD enorme possivelmente irá mostrar imagens pixelizadas quando você passar perto dela.

Separamos essas TVs para você:

Quais recursos de imagem você precisa

Guia para comprar sua TV

Além da resolução HD, Full HD ou UHD 4K, há alguns recursos de imagem interessantes para usos específicos da TV. Recomendamos que você opte por TVs que os possuam sempre caiba em seu orçamento, pois, acredite, será mais feliz com eles.

  • Painel IPS melhora a durabilidade da TV e o ângulo de visão.
  • HDR permite imagens com contrastes magníficos.
  • Já o Upscalling permite que TVs de alta resolução UHD 4K exibam conteúdos HD da TV comum sem comprometer (muito) a qualidade.

Outros recursos bacanas que recomendamos mas não deixaríamos de comprar uma TV que não o tivesse:

  • DLNA: é o protocolo que permite o espelhamento de imagens de um celular, tablet ou computador na tela da TV. Também é chamado de Screen Mirroring
  • Steam Link: é o sistema que permite você jogar no seu computador e ver as imagens na melhor tela da sua casa
  • Picture in Picture: é o velho PIP, que permite você ver 2 canais ao mesmo tempo

Compre sua TV pelo sistema de som

Muita gente usa sua TV para escutar música, seja via USB, Streaming ou velhos DVS mesmo. Sendo assim, nada mais válido do que atentar um pouco para o sistema de som antes de Comprar sua TV.

Felizmente, hoje em dia todas as TVs são em estéreo. Porém nem todas possuem saída digital ótica, que garante a melhor qualidade sonora. Se você gosta de som e pretende ligar sua TV em um home theater ou amplificador, recomendamos que observe se sua nova TV possui Saída Digital Ótica.

Outros recursos bacanas de som são modos diferentes. Como Função Estádio, Games, Notícias ou Filme. Essas funções equalizam o som da TV e entregam uma experiência melhor com base no tipo de conteúdo.

Recursos interessantes de som para Comprar sua TV

  • Saída Digital Ótica: obrigatório para ligar em um home theater com boa qualidade
  • Saída Analógica P2: bacana para ligar seu fone de ouvido
  • Bluetooth: bacana para ligar um fone de ouvido sem fio e não incomodar a família
  • Processadores de som: como Dolby, surround, etc. É melhor que tenha algo.

Um detalhe importantíssimo que pouca gente percebe antes é a potência dos alto falantes. Mesmo que você não queira fazer uma festa usando sua TV, é interessante que a potência seja compatível com o uso. Particularmente, não gostamos de TVs com potência RMS abaixo de 20 W.

Compre sua TV pelo sistema operacional

Nós só recomendamos TVs Smart, mas você pode optar pelo sistema operacional que achar mais interessante. Hoje há 3 sistemas operacionais populares. São eles:

  • WebOS: proprietário da LG, bem robusto e boa quantidade de aplicativos. Acesse a lista de Smart TVs com WebOS.
  • Tizen: proprietário da Samsung, ótima conectividade e boa quantidade de aplicativos. Acesse a lista de Smart TVs com Tizen.
  •  Android: aberto, quantidade extrema de aplicativos. Acesse a lista de Smart TVs com Android

Existem ainda TVs Smart que não possuem um sistema operacional específico. Se possível, recomendamos não comprar uma dessas, pois elas oferecem menos flexibilidade e recursos.

Compre sua TV pelo preço

É evidente que qualquer compra depende do preço da TV. O produto precisa caber no bolso assim como caber em sua sala. Aqui no Compre sua TV temos recursos para você achar o melhor preço na TV que você escolher. Alguns exemplos de filtro:

  • TVs HD de 32″ mais baratas
  • Smarts TVs HD de 32″ mais baratas
  • Smarts TVs HD de 32″ com Sistema Operacional mais baratas
  • Smarts TVs HD de 32″ com Sistema Operacional e Painel IPS mais baratas
  • Smarts TVs HD de 32″ com Sistema Operacional , Painel IPS e DLNA mais baratas

Aqui no Compre sua TV você consegue fazer todas essas buscas e muito mais!

Mais guias explicando como comprar TV:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *