Qual a vantagem de uma TV curva?

Você já pensou sobre qual a vantagem de uma TV curva? As TVs com tela curva, embora sejam bonitas, tenham um design bacana, não são curvas apenas por uma questão estética. Assim como a distância disponível também costuma ser importante. Descubra aqui qual a vantagem de uma TV curva.

A vantagem de uma TV curva

Provavelmente você ache que uma TV curva seja muito bacana em termos de visual e pense que é só um modo diferente de fazer TV. Mas não é só isso. Elas são ideais para momentos em grupo, famílias, amigos que se reúnem para ver filmes, assistir a partidas esportivas ou mesmo jogar games, offline ou online, entre outras possibilidades. Assim você aproveita muito mais a imagem e a resolução da sua TV curva. 

TV Curva e 3D

Diferente da tecnologia 3D, que necessita de produção e transmissão de imagem neste formato, a TV com tela curva consegue agregar maior valor de consumo por conseguir melhorar qualquer imagem, seja qual for a fonte, e trazer tanto melhor contraste como uma amplitude maior de tela. Mesmo o recurso de profundidade, queridinho na época do 3D, é obtido com uma TV curva.

TV curva

Amplie o seu campo de visão com uma TV curva

Uma das principais vantagens de uma TV curva é que ela oferta um campo de visão muito maior, em função da imagem que é dobrada nas pontas, muito maior que os TVs tela plana que vem com as mesmas características e tamanho. A lógica é a mesma de diversas salas de cinema, que passaram a optar por este formato. 

A imersão proporcionada pela TV curva

A curvatura da TV faz com que a sensação de ver um programa seja a de estar quase dentro da imagem. Nossa visão é periférica, nos adaptamos mas não vemos o mundo de maneira plana, afinal nossos olhos são em formato de esfera. A tela é curvada levemente para a frente. Assim o resultado é que a profundidade e o formato tornam a sensação de estar dentro da imagem bem maior. 

Ideal para quem curte reunir os amigos para ver séries e filmes ou mesmo para entrar naquele game.

TV curva monitores e projetores ACER

TV curva e a qualidade de contraste

As TVs curvas concentram de forma mais eficiente a imagem para nossos olhos em relação aos aparelhos de tela plana. Some a isso a possibilidade de produção de 1,5x até 1,8x mais contraste do que as TVs de tela plana dotadas das mesmas características.  

Tamanho da TV curva

Alguns especialistas relatam que os principais benefícios são percebidos e vivenciados de forma completa em uma TV curva de 65” ou mais. Ou seja, em tamanhos menores, os benefícios existem, tanto o do campo de visão como de imersão, porém a percepção é menor. Também é importante lembrar que é preciso pensar na distância entre a TV e o sofá, seja qual for o tipo de TV.

TV curva

Por que a distância da TV é importante

Mesmo com as TVs 4K atuais, mesmo as de maior resolução, produzindo as imagens mais nítidas e suaves, até mesmo se você sentar bem perto da tela ou vendo em telas maiores, o ideal é que a altura da TV fique a uma distância de dois terços entre a TV e o lugar onde você fica sentado para assistir. Assim, o ideal, são 90 cm para uma TV 49″, 100 cm para uma de 55″, 120 cm para uma de 65″,140 cm para TV 75″, e 160 cm para 85”.

Essa distância é importante não apenas para a sua visão, mas também para o melhor aproveitamento do que você está assistindo. 

Atenção também para o ângulo onde vai colocar a TV – lembrando que já existem modelos que permitem que todas as posições recebam a imagem com a mesma qualidade.

TV curva

Conforto visual

Há alguns relatos de que o formato curvo faça com que qualquer ponto de luz na parte oposta seja refletido diferente das telas planas, sendo esticado e também distorcido, criando incômodo visual e forçando a assistir TV com as luzes apagadas. 

Porém um trabalho do Departamento de Oftalmologia do Hospital da Universidade Nacional de Seoul diz que a TV curva é mais eficaz na redução da fadiga visual comparada a TVs planas das mesmas dimensões. É que com o tempo e o aumento do tamanho das TVs começaram a haver muitos relatos de fadiga visual e dores de cabeça, mas parece que o formato curvo ajuda.

Padrões de resolução de imagem

Para que você chegue entendendo tudo na hora de comprar sua TV, vamos lembrar um pouco sobre resolução de imagem: o padrão HD significa High Definition, ou alta definição. Ou seja, é uma qualidade muito boa e com ela você já assiste TV aberta com qualidade. É também um modelo bem em conta, mas já ultrapassado.

A tecnologia Full HD se tornou uma das mais usadas atualmente. É um melhoramento da tecnologia HD, e reproduz as cenas com ótima qualidade. Para filmes em DVD fica uma qualidade ideal. A sigla significa Máxima Alta Definição e quer dizer que essa TV tem 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical. Ou seja, essa definição de imagem será muito melhor.

Mas, aí, chegou a tecnologia 4K, que é a nova resolução de imagem, simplesmente 4 vezes superior ao modelo Full HD. A partir daí, as demais combinações permitem que você tenha um verdadeiro cinema dentro de sua casa. As tecnologias Ultra HD e Super Ultra HD são melhorias já dentro deste padrão. E o padrão 8K? Isso mesmo, 8 vezes melhor que o Full HD maior e o dobro da 4K.

Visual de uma TV curva

Não há como negar o impacto de uma TV grande com um design diferenciado, não é mesmo? Pois uma TV curva deixa qualquer ambiente com mais estilo e ainda confere um ar de modernidade ao local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: