Qual o diferencial de uma TV Ultra HD?

Você ouve muito falar, mas, afinal, qual o diferencial de uma TV Ultra HD? Você deve também ver os termos 4K UHD e acabar confuso sobre se uma coisa sobrepõe a outra, ou se é tudo a mesma coisa. Então vamos entender melhor como funciona uma TV Ultra HD.

Qual o diferencial de uma TV Ultra HD

Bem, Ultra HD é a maneira mais curta de falar em Ultra High Definition, ou seja, uma alta definição ainda maior, ultra. Também é chamada de UHD. Tudo isso está relacionado ao padrão de resolução de imagem. 

Esse padrão e o conhecido como 4K muitas vezes acabam parecendo a mesma coisa, mas não necessariamente. O 4K deriva do Ultra HD porque uma medida nesse padrão é no mínimo de 3.840 pixels, ou cerca de 4.000 no total, daí 4K. 

Mas não é que seja igual. O padrão UHD é de no mínimo 3.840 x 2.160 pixels, mas pode ser maior, enquanto 4K é restrito a esses 4 mil.

Além disso, há diferenças entre produtos para o dia a dia das pessoas comuns, TVs e outros produtos de consumo, e de equipamentos de projeção usados em cinema – 4K DCI. 

Black Friday

Mas afinal o que é TV Ultra HD?

Como já explicamos, a tecnologia Ultra HD vem de alta definição. O termo se refere a uma resolução de imagem que contenha 3.840 pixels ao longo do seu eixo horizontal e ainda 2.160 pixels ao longo do seu eixo vertical. Essa medida vai resultar em uma imagem com 8,294,400 pixel, cerca de 8 MP, valor quatro vezes superior ao de uma imagem de padrão de alta definição de 1080p. Mas esse padrão está em extinção e o conteúdo segue sendo produzido já em UHD ou 4K. Mas não, 4K e Ultra HD não são a mesma coisa, como você já viu acima.

Onde encontro Ultra HD?

Além de TV Ultra HD também existem notebooks, monitores e câmeras de vídeo que utilizam esse padrão, além de alguns tablets e smartphones.

Mas e uma TV Ultra HD pode ser 8K?

Sim! O mínimo é a medida para 4K, mas as medidas superiores também serão UHD. Lembra daquele valor de 3.840 x 2.160 pixels? Pois é, aqui ele vai ser o dobro disso, ou 8 vezes maior que o Full HD. Lembrando que o HD vinha antes disso.

TV Ultra HD

Recapitulando para entender a tecnologia de uma TV Ultra HD

Bem, o padrão HD significa High Definition, ou alta definição. Ou seja, é uma qualidade muito boa e com ela você já assiste TV aberta com qualidade. É também um modelo bem em conta.

A tecnologia Full HD – e seus derivados, digamos assim – se tornou uma das mais usadas atualmente. É um melhoramento da tecnologia HD, e reproduz as cenas com ótima qualidade. Para filmes em DVD fica uma qualidade ideal. A sigla significa Máxima Alta Definição e quer dizer que essa TV tem 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical. Ou seja, essa definição de imagem será muito melhor.

Mas, aí, chegou a tecnologia 4K, que é a nova resolução de imagem, simplesmente 4 vezes superior ao modelo Full HD. A partir daí, as demais combinações permitem que você tenha um verdadeiro cinema dentro de sua casa. As tecnologias Ultra HD e Super Ultra HD são melhorias já dentro deste padrão. E o padrão 8K? Isso mesmo, 8 vezes melhor que o Full HD maior e o dobro da 4K.

Mas e o Super UHD?

Então, começamos pelo UHD para depois explicar o que é o Super UHD. As primeiras smart TVs com alta resolução começaram sendo chamadas de Full HD, com 3820×2160 pixels, antes 1920x1080p. Mas, aí, a resolução ficou quatro vezes maior, como já explicamos. Era o formato 4K. É que, em vez de colocar mais números, as TVs começaram a ser chamadas de UHD ou 4K, por ter o quádruplo das chamadas TVs de 2K, essas iniciais. Mas a coisa não parou por aí. Com a TV Ultra HD de 8K, a barreira foi superada novamente em termos de qualidade, e as que ultrapassaram a qualidade UHD “inicial” começaram a ser chamadas de Super UHD. Mas não deixa de ser UHD. Não é que aumente tanto a resolução, mas a tela muda a experiência de ver TV e é uma forma de destacar isso.

TV q900 da Samsgun tem movo ambiente TV Ultra HD

Melhor aproveitamento de uma TV Ultra HD

Quanto maior a sua TV Ultra HD mais você vai notar os seus diferenciais. Mas a distância da TV em relação ao local onde você e as demais pessoas estarão sentadas é importante.

Mesmo com as TVs 4K atuais, mesmo as de maior resolução, produzindo as imagens mais nítidas e suaves, até mesmo se você sentar bem perto da tela ou vendo em telas maiores, o ideal é que a altura da TV fique a uma distância de dois terços entre a TV e o lugar onde você fica sentado para assistir. Assim, o ideal, são 90 cm para uma TV 49″, 100 cm para uma de 55″, 120 cm para uma de 65″,140 cm para TV 75″, e 160 cm para 85”.

Essa distância é importante não apenas para a sua visão, mas também para o melhor aproveitamento do que você está assistindo. 

Atenção também para o ângulo onde vai colocar a TV – lembrando que já existem modelos que permitem que todas as posições recebam a imagem com a mesma qualidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: