Conheça os tipos diferentes de TV e o mais adequado

Escolher a TV correta ás vezes é complicado, mas a forma correta é definir qual é o tipo de TV mais adequado para cada situação. Pois veja,  mesmo um aparelho super bem avaliado, com ótimos recursos e excelente preço pode não ser exatamente o que você precisa. Por isso montamos esse artigo com os tipos de televisão e como escolher a mais adequada para cada situação.

Tipos de TV: antes, antigamente, e hoje

Conheça os tipos diferentes de TV e o mais adequado 1
Vários tipos de TV

Antigamente, muito se falava de 2 tipos de TV. A TV de tubo e a de tela plana. Hoje em dia não existem mais TVs de tubo, exceto para funções muito específicas. Portanto esse tipo de categorização não serve mais.

Ainda antes, era comum se comentar sobre televisões em preto e branco e coloridas. Mas faz anos que não se fabricam mais aparelhos P&B. O mesmo acontece com aparelhos de tubo.

Hoje a separação das TVs se dá pela tecnologia da tela, como LED, QLED, PLASMA, e pela resolução da mesma, como HD, FullHD ou UHD. Outra separação possível é pelo sistema operacional da TV. Por que veja, você gostando ou não, em breve todas as TVs serão Smart e usarão um sistema operacional. Esses três atributos definem praticamente todos os tipos de televisão que podemos encontrar hoje em dia.

Tipos de TV pela tecnologia da tela

Por favor, não compre mais TVs de tubo
Esse tipo de TV ficou no Século XX

Existem 4 tecnologias populares de tela para TV. São elas PLASMA, LED, OLED e LCD.

TV de PLASMA: foram as primeiras televisões de tela plana no mercado, mas apesar disso ainda tem uma boa aceitação para alguns usos. Ainda hoje, a TV de PLASMA oferece ótima nitidez, fidelidade de cores e contraste muito melhor do que as outras por uma fração do preço. A desvantagem dela é que sua tela é sensível a luz. Então não é recomendada para um ambiente com muitas outras fontes de luz. Além disso, como possui vidro em sua tela, acabam sendo os aparelhos mais pesados e de maior consumo energético da categoria.

  • Quando se recomenda uma TV com tela de PLASMA: é o tipo ideal para ver filmes e séries em uma sala de TV ou em um quarto.
  • Não se recomenda uma TV de PLASMA para a sala de espera de um escritório ou consultório, por exemplo. Ou mesmo para oferecer entretenimento aos clientes de um restaurante ou bar.

TV de LCD: As TVs com tela de LCD projetam a imagem em cristal líquido e a ilumina por trás, com lâmpadas fluorescentes. é uma boa opção para ambientes claros e tem baixo consumo de energia.

  • Quando se recomenda uma TV com tela de LCD: é o tipo ideal para ambientes abertos, com muito fluxo de gente e com uso muito longo. Por exemplo, salas de espera.
  • Não se recomenda uma TV de LCD para a sala de sua casa, pois o vidro gera reflexo, limitando o ângulo de visão. Assim, para ambientes públicos, como um bar ou restaurante, também não são a melhor solução.

TV de LED: As TVs com tela de LED funcionam exatamente como as de cristal líquido, porém a iluminação é feita com LED. Por isso é mais leve e consome ainda menos energia. Elas também oferecem ótimo contraste e nitidez.

  • Quando se recomenda uma TV com tela de LED: é o tipo ideal para ambientes abertos e com muita gente, pois tem melhor ângulo de visão.
  • Não se recomenda uma TV de LED para usos pontuais em que os recursos tradicionalmente associados a uma TV de LED são desnecessários. Nesses casos, muitas vezes TVs de outros tipos oferecem uma relação custo benefício mais interessante.

TV de OLED: As TVs OLED são as mais avançadas do mercado. Elas são uma evolução da LED em que não necessitam de iluminação extra, possibilitando designs curvos e ultra finos. Mas a um preço mais elevado, evidentemente.

  • Quando se recomenda uma TV com tela de OLED ou QLED: é o tipo ideal para todo os ambientes abertos e com muita gente, pois tem melhor ângulo de visão.
  • Assim como as TVs de LED, não se recomenda uma TV de OLED para usos em que os recursos tradicionalmente associados a uma TV de OLED são desnecessários. Nesses casos, TVs de outros tipos oferecem uma relação custo benefício mais interessante.

Entenda mais sobre os tipos de tela de TV neste artigo.

Tipos de TV pela resolução da tela

Conheça os tipos diferentes de TV e o mais adequado 2
TV de 75″ com resolução UHD 4K da LG

Hoje há 3 resoluções de tela de televisão disponíveis. HD, Full HD, UHD. Para resumir rapidamente, as três resoluções são melhores do que sua velha televisão de tubo que você usa para ver DVDs antigos.

TV com resolução HD:  é a resolução padrão da TV digital no Brasil. Sabe a novela da Globo? É em HD. E os jogos da Copa do Mundo? serão todos em HD. E os pacotes de TV em alta definição da NET e Sky? Também todos em HD. A resolução HD consiste em 720 pixels por 480 e muitas vezes é abreviada em 720p.

É a resolução para você caso você só veja televisão aberta ou por assinatura. Nunca use streaming, bluray ou jogue games com sua TV.

TV com resolução FullHD:  é a resolução mais comum hoje em dia. Ela atende os requisitos de maior parte dos conteúdos de streaming, games e blu ray. Para os íntimos, diz-se 1080p mas o nome completo dela é 1920 X 1080 pixels. Seu smartphone e seu tablet, por exemplo, tem uma grande chance de gravar e exibir conteúdo em FullHD.

Nós recomendamos que você nunca compre uma TV com resolução inferior a FullHD, exceto para usos bem específicos, como monitor de CFTV ou coisas assim,

TV com resolução UHD:  é a resolução mais top de linha hoje. E na verdade compreende várias resoluções que ficam acima do FullHD. Já é bem comum encontrar nas casas TVs com resolução 4K, que nada mais é do que 3840 × 2160 pixels. Mas existem aparelhos top de linha com resoluções superiores de 8K e até 10K.

Nós achamos bem interessante ter uma televisão com resolução maior e mais nitidez, porém apenas usuários de serviços de streaming e poucos jogos oferecem conteúdo em 4K. Conteudo em 8k ou 10k então nem se fala. Provavelmente vão se passar alguns anos até existir boa oferta de filmes, séries e jogos nessa resolução.

Tipos de TV por sistema operacional

Escolha a TV pelo sistema operacional
Os diferentes sistemas operacionais de TVs possibilitam mais escolhas para o cliente

Você já deve ter percebido que estão pipocando por aí TVs Smart com sistema operacional Android. Pois é. Também vai encontrar aparelhos com WebOS. Entre os SO mais populares ainda existe o Tizen. Nós do Compre Sua TV recomendamos que você nunca mais compre uma televisão que não possibilite instalar e desinstalar aplicativos.

TV com Sistema Operacional WebOS: este é o sistema proprietário da LG, que tem forte integração com os aparelhos. Uma das coisas mais legais é que você pode mexer nas configurações da TV sem sair do programa. Porém, a oferta de aplicativos ainda é baixa quando comparada com os smartphones.

TV com Sistema Operacional Tizen: Este é o sistema proprietário da Samsung que roda em todos os seus dispositivos Smart, incluindo geladeira, relógios e lava-roupas (!). Espere uma forte integração com seus outros dispositvos da Samsung, como celulares e tablets. O destaque do Tizen é a facilidade de conectar via Bluetooth e Wifi com outros aparelhos.

TV com Sistema Operacional Android: o popular sistema operacional do Google também está nas TVs. Ele oferece integração super fácil com serviços do Google, como o Play e controle por voz. Mas na prática isso existe nos outros sistemas. No Brasil, você vai encontrar aparelhos da Sony e Phillips rodando Android.

Categorias definitivas de TV

Aqui no Compre sua TV, dividimos os tipos de TV em 5 categorias mutuamente excludentes. Ou seja, se está em uma categoria não pode estar em outra. Para tanto, cruzamos 2 atributos básicos de todas as TVs, resolução da tela  e se é Smart ou não.

  • TV HD: são as TVs mais simples, com o mínimo para ser considerado uma TV. No caso, sintonizam canais de TV digital e tem a resolução mínima permitida por lei
  • TV Full HD: É uma melhora sobre as TVs HD. Sintonizam TV Digital, mas tem uma boa resolução
  • Smart TV HD: são TVs com pelo menos alguns recursos Smart (como rodar aplicativos) e a resolução mínima.
  • Smart TV Full HD: TVs com recursos Smart e uma boa resolução
  • Smart TV 4K UHD: TVs com recursos Smart e a melhor resolução disponível. Por incrível que pareça, 1/3 das TVs hoje fica nesta categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: