Upscalling: uma função que sua TV precisa ter

Assim como outras funções disponíveis nas TVs atuais, poucas pessoas conhecem o Upscalling. O nome é meio complicado de escrever e a tradução é pior ainda, “interpolação”, que é a técnica mais usada de upscalling. Ainda assim, exija aparelhos que façam um bom upscalling porque isso impacta diretamente na qualidade da sua imagem. Veja como.

Upscalling: uma função que sua TV precisa ter 1

Mas o que é upscalling ou interpolação?

É uma técnica de programação usada para exibir um conteúdo de baixa resolução em uma tela de alta resolução. Sabe quando você estica uma imagem pequena no seu computador e ela não fica tão bonita quanto antes? A interpolação melhora essa imagem, muito embora ela ainda fique longe do ideal é melhor do que exibir o conteúdo apenas em uma parte da TV.

Veja esta definição que tiramos da Samsung:

O UHD Upscaling é uma tecnologia que ao assistir a conteúdos com resolução inferior a UHD (3840 x 2160), sua qualidade de imagem é aprimorada para um nível próximo a UHD (4K) pela tecnologia de processamento de imagem Upscaling da Samsung.

A função Upscaling melhora qualquer conteúdo em baixa resolução para uma imagem de qualidade próxima à resolução Ultra HD.

Atenção: A qualidade da imagem pode variar de acordo com a fonte original.

Vale a pena ter TV com upscalling?

Certamente vale a pena. Na verdade sugerimos fortemente que você não compre uma TV Fullhd (1080p) ou UDH (4k) que não possua algum recurso de interpolação sob o risco de que o conteúdo não projetado para altas resoluções fique feio.

Como a TV faz o upscalling?

Existem processos para “melhorar” imagem, a primeira é a tradicional interpolação, que consiste em preencher os pixels que sobram esticando a imagem como o zoom digital de uma câmera. O segundo processo é uma suavização para que o espectador não perceba os pixels estourados.

Upscalling faz milagre?

Não conte com milagres. A função resolve um problema, mas não fica bom. Um uso comum é o upscalling de 720p (HD) para 1080p (FullHD), que são duas resoluções altas. É um salto relativamente pequeno, menor do que de FullHD para 4k, por exemplo.

Upscalling: uma função que sua TV precisa ter 2
Exemplo de Upscalling no PS3

Quando você não precisa de TVs com upscalling?

Não é necessário upscalling quando a TV será utilizada para um fim específico, sem variação de qualidade de conteúdo. Como no caso da TV ser usada como monitor de câmera ou de computador ou apenas para ver a programação de TV Digital.

Um exemplo de TV com Upscalling é este modelo Smart TV LED 43″ Samsung 43MU6100 UHD 4K HDR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *